Energia Solar 08/11/2024

Transferência dos créditos de energia solar: como funciona?

Casa com placa solar simulando a transferência de crédito de energia solar

Indústrias, empresas e residências que geram mais energia solar do que consomem têm a opção de realizar a transferência dos créditos de energia solar excedentes, inclusive entre propriedades, desde que do mesmo titular. Isso permite reduzir a conta de luz de outras propriedades, além daquela que produz a energia.

Continue conosco para descobrir todos os detalhes sobre como funciona a transferência de créditos energéticos!

O que são créditos de energia solar?

Antes de abordarmos a transferência de créditos, é fundamental entender o que são e como são gerados os créditos solares.

Quando você produz energia solar em um  imóvel, o excedente é injetado na rede elétrica pública. Como recompensa por contribuir com energia para a rede, você recebe créditos, que podem ser abatidos na sua conta de luz.

Como funciona a compensação de créditos de energia solar?

Quando você gera mais energia solar do que necessita, você recebe créditos solares em um sistema de compensação de energia.

Esses créditos podem ser aplicados para reduzir a conta de luz da propriedade em até 95%. Eles são medidos em quilowatts-hora e têm validade de até 5 anos. 

Além disso, é possível transferi-los de uma propriedade para outra. Sabia disso? Falaremos mais adiante. 

Benefícios da transferência de créditos de energia solar

A possibilidade de transferir créditos de energia solar para outras unidades consumidoras do mesmo titular gera múltiplos benefícios, incluindo:

  • economia: o produtor de energia solar pode reduzir a conta de luz não apenas da propriedade produtora, mas também de todas as propriedades em seu nome;
  • flexibilidade: o proprietário decide como distribuir os créditos solares entre suas unidades consumidoras, de acordo com suas necessidades de consumo;
  • sustentabilidade: a utilização de créditos contribui para a sustentabilidade do planeta, porque significa que há bastante produção de energia limpa. 

Requisitos para a transferência de créditos de energia solar

Os requisitos para a transferência de créditos de energia solar variam conforme a região. No entanto, existem alguns que são comuns e devem ser respeitados, incluindo: 

  • as unidades consumidoras devem estar localizadas na mesma área de concessão da unidade geradora de créditos;
  • as unidades consumidoras devem ser do mesmo CPF ou CNPJ para que os créditos possam ser transferidos; 
  • os créditos devem ser transferidos em um prazo, que pode variar conforme a área de concessão; 
  • os registros de medição devem estar atualizados e configurados corretamente; 
  • as unidades consumidoras devem pertencer ao mesmo grupo tarifário; 
  • em algumas áreas de concessão, há um número máximo de unidades consumidoras que podem receber os créditos de uma mesma fonte; 
  • em alguns locais, pode haver um limite para o número de quilowatt-hora que podem ser transferidos.

Passo a passo para transferir créditos de energia solar

Existem duas modalidades de geração distribuída, com regras diversas para a transferência de créditos. No entanto, para ambas, é necessário encerrar o relacionamento com a distribuidora ou alterar a titularidade da unidade consumidora. 

Autoconsumo remoto

No caso do autoconsumo remoto, a transferência de créditos é realizada entre as unidades em que o titular seja o mesmo CPF ou CNPJ. Para isso, o consumidor deve informar os locais que receberão créditos da unidade produtora e indicar, no prazo de 30 dias, para qual unidade os créditos serão realocados. 

Caso não seja informada a unidade de destino, os créditos vão para a propriedade que tem o maior consumo de energia. 

Geração compartilhada

Nessa modalidade, os créditos solares podem ser transferidos entre CPFs e CNPJs diferentes. Para isso, tanto as unidades produtoras quanto as destinatárias devem fazer parte de um mesmo EMUC, consórcio, cooperativa ou associação. 

Assim, um único sistema fotovoltaico pode gerar energia para várias unidades consumidoras com diferentes titularidades. Para isso, basta que as unidades sejam informadas em um prazo de até 30 dias. 

Custos envolvidos na transferência de créditos de energia solar

A transferência de créditos de energia solar é um processo totalmente gratuito. No entanto, o consumidor deverá pagar uma taxa sobre os créditos solares utilizados. 

A taxa de energia solar funciona como uma espécie de pedágio, pago para compensar a utilização da rede elétrica pública. A sua porcentagem pode variar segundo a região e o ano de aquisição do sistema solar. 

Principais empresas que oferecem transferência de créditos de energia solar

O sistema de créditos de energia é uma das grandes vantagens da energia solar, permitindo que pessoas e empresas economizem significativamente na conta de luz.

A transferência de créditos é um processo simples e gratuito. No entanto, para aqueles que desejam evitar qualquer complicação, existem empresas facilitadoras que podem ajudar. Abaixo, listamos as principais opções disponíveis:

  • Lumi: plataforma de gerenciamento de créditos solares, que unifica em um só lugar as informações de todas as suas unidades consumidoras; 
  • Wattio: plataforma ideal para usinas fotovoltaicas, ela indica os créditos de energia acumulados, os distribuídos e os recebidos de cada unidade consumidora; 
  • Auditece Solar: a Auditece oferece um dashboard inovador e intuitivo, para que você tenha acesso simplificado a todas as informações importantes sobre suas unidades;
  • Way2: umas das plataformas referências na automatização da geração distribuída. Também possibilita que consumidores façam parte de consórcios e cooperativas de energia solar para se beneficiarem da transferência de créditos. 

Ainda não começou a produzir a sua própria energia solar? Deixa que a Sol Agora te ajuda! Trabalhamos com os melhores parceiros e distribuidores do Brasil para te oferecer a máxima qualidade dos equipamentos com as melhores taxas de financiamento.

Mirian Olimpia Tomaz da Silva

Posts relacionados