Negócios 02/05/2025

Empreendedorismo verde: entenda o que é e como aplicar no seu negócio

O empreendedorismo verde é um modelo de negócio que alia inovação, preservação ambiental e responsabilidade social. 

Ou seja, mais do que buscar lucro, uma empresa moderna tem o compromisso de reduzir o impacto de suas atividades e contribuir com soluções sustentáveis para a sociedade. 

Para isso, esses negócios adotam a energia renovável, a produção com menor pegada ecológica ou ações que valorizam a comunidade local. 

Como surgiu o empreendedorismo verde?

O empreendedorismo verde surgiu da necessidade urgente de enfrentar os impactos ambientais e encontrar soluções sustentáveis para os desafios globais. Entre 1970 e 1980, houve um movimento ambientalista emergente que levantou preocupações com questões como mudanças climáticas e o esgotamento de recursos naturais. 

Mas foi em 2008 que a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou o conceito de Economia Verde (Green Economy) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Ele veio para reforçar a importância das práticas empresariais sustentáveis.

A partir daí, esse modelo de empreendedorismo ganhou mais visibilidade e levou à conscientização da população a respeito de sua relevância. Hoje, empresas de todos os tamanhos reconhecem o valor dos negócios sustentáveis, impulsionados por novas tecnologias, políticas governamentais e valorização por parte de consumidores conscientes.

Como o ecoempreendedorismo funciona na prática?

O ecoempreendedorismo se apoia em três pilares nos âmbitos econômico, social e ambiental. 

  • Sustentabilidade: visa minimizar os impactos negativos das operações da empresa no meio ambiente.
  • Responsabilidade social: compreende o impacto positivo que as ações podem gerar na sociedade.
  • Viabilidade econômica: busca criar valor ao negócio e garantir que seus projetos sejam financeiramente viáveis a longo prazo. 

Assim, empresas verdes têm o compromisso de gerar lucro sem abrir mão de práticas que preservam o meio ambiente e trazem benefícios para a sociedade.

Isso inclui desde o uso de matérias-primas recicladas e a oferta de produtos eco-friendly ao uso consciente de recursos naturais, adoção de tecnologias inovadoras e sustentáveis e práticas que minimizem o desperdício. Mais adiante, abordaremos ações que você pode aplicar para empreender de forma sustentável. 

Como o empreendedorismo verde se tornou uma tendência no mercado atual?

A preocupação com o meio ambiente deixou de ser vista como um diferencial das empresas para se tornar praticamente uma exigência, e segue os novos comportamentos dos clientes. Uma pesquisa realizada pela Unilever, a nível global, revelou que 33% dos consumidores escolhem marcas que se envolvem com causas ambientais ou sociais. 

Esse estudo também revelou um ponto interessante: essa tendência de compra com propósito é mais forte entre os consumidores de países emergentes do que os de países com mercado desenvolvido. 

Isso fica perceptível, pois a porcentagem de pessoas nos Estados Unidos e Reino Unido que se sentem melhor ao comprar de empresas sustentáveis é de 78% e 53%, respectivamente. Já no Brasil e Turquia, esse número sobe para 85%.

Cientes disso, 91% dos pequenos empresários brasileiros acreditam que a sustentabilidade cria novas oportunidades de negócio, aponta o Sebrae. Esses empreendedores escolhem ser verdes pelas seguintes razões:

  • preocupação ambiental (67%);
  • redução de custos (20%);
  • marketing positivo (3%);
  • cumprimento da legislação (2%).

Dessa forma, o empreendedorismo verde se tornou um diferencial competitivo e uma resposta à crescente demanda por responsabilidade socioambiental.

Quais empresas já adotaram o ecoempreendedorismo?

A seguir, separamos grandes empresas no Brasil e ao redor do mundo que são exemplos quando se trata de empreendedorismo ambiental. 

Natura

A Natura é uma das maiores referências quando o assunto é negócio verde, e se compromete com a sustentabilidade em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Desde 2007, ela é 100% carbono neutro, ou seja, compensa todas as emissões de gases de efeito na fabricação, transporte e armazenamento de seus produtos.

Unilever

A multinacional de bens de consumo preza pela busca de minimizar o impacto ambiental de suas atividades, além de contribuir com as comunidades em que atua e melhorar as condições de seus trabalhadores. 

Entre as ações sustentáveis da Unilever, podemos destacar a transição para energias renováveis, o propósito de eliminar o desmatamento de sua cadeia de suprimentos e de reinventar o uso de embalagens plásticas

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma das instituições bancárias pioneiras na adoção de energia solar para abastecer suas agências, o que mostra o poder dessa fonte renovável para reduzir impactos ambientais.

L’Oréal

A L’Oréal também utiliza energia limpa em suas unidades e tem um dos maiores sistemas de painéis solares no Rio de Janeiro. Além disso, todas as embalagens de seus produtos têm selo FSC (Forest Stewardship Council), que atesta a procedência das matérias-primas de uma exploração sustentável das florestas. 

Quais são os benefícios do empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável oferece uma série de vantagens para as empresas e para o meio ambiente. Abordamos elas a seguir.

Benefícios para as empresas

  • Redução de custos: práticas sustentáveis, como o uso de energia solar, levam à redução de custos a longo prazo com eletricidade, geram economia contínua e impactam positivamente o orçamento.
  • Aumento da eficiência: ao otimizar o uso de recursos, processos mais sustentáveis diminuem desperdícios e melhoram o rendimento das operações.
  • Melhoria da reputação: como já abordamos, empresas que cuidam do meio ambiente ganham a preferência de consumidores conscientes e fortalecem a marca, o que pode, inclusive, ampliar as chances de atrair parcerias e investidores.
  • Acesso a novos mercados: acesso a novos públicos e oportunidades, além de impulsionarem a criação de produtos e serviços inovadores.

Benefícios para o meio ambiente

  • Redução da pegada ecológica: negócios sustentáveis extraem menos propriedades da natureza e emitem menos poluentes. Isso ajuda a preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.
  • Preservação da biodiversidade: ao evitar o desperdício e o uso desenfreado de recursos naturais, o empreendedorismo verde contribui para a proteção de espécies, florestas e ecossistemas inteiros.
  • Promoção da economia circular: a redução do lixo gerado e reutilização de materiais fazem parte das ações observadas. Isso incentiva um ciclo produtivo mais eficiente, com menos impacto.
  • Contribuição para a sociedade: como vimos, um dos pilares do empreendedorismo verde é a responsabilidade social. Dessa forma, além de proteger o meio ambiente, ele gera empregos, valoriza comunidades locais e promove o desenvolvimento social.

Vale a pena investir em energia verde?

Ao conferir todos esses benefícios, fica nítido que o investimento em soluções sustentáveis no mundo dos negócios, como em energia verde, vale a pena. Essa é uma decisão que está alinhada ao futuro do empreendedorismo, que, a cada dia, preza por menos impactos ambientais.

Adotar fontes renováveis reforça o compromisso com a natureza e, ainda, traz retornos financeiros para a empresa ao atrair consumidores conscientes e levar à redução de gastos e desperdícios. Adotar essas práticas é, portanto, uma maneira de se destacar no mercado e garantir o crescimento sustentável do negócio.

Como investir em energia verde?

Uma das maneiras mais efetivas de investir em energia verde é com a solar, que além de limpa, oferece o melhor custo-benefício. Empresas que adotam essa fonte renovável conseguem reduzir gastos com eletricidade em até 95% e aumentar sua autonomia em relação à distribuidora local.

A Sol Agora oferece financiamento de projetos de energia solar para facilitar a adesão a esse modelo sustentável, sem burocracias. Com essa possibilidade, o investimento se torna muito mais viável e pode gerar retorno a médio prazo, além de fortalecer a imagem no mercado.

Como empreender de forma sustentável?

Agora, confira boas práticas sustentáveis para implementar em seu negócio. 

Invista em fontes de energia limpa

Já vimos que fontes renováveis, como a solar e a eólica, reduzem drasticamente o impacto ambiental. Ao adotar essa solução, sua empresa pode garantir energia limpa e, ainda, economizar a longo prazo. 

Seja adepto das inovações sustentáveis

Inovar de forma sustentável significa buscar alternativas que trabalhem a favor do meio ambiente. Isso envolve a economia circular, que reutiliza materiais e reduz resíduos, e a criação de processos, produtos e tecnologias que diminuem o consumo de recursos.

Responsabilidade social e ambiental

Empresas sustentáveis impactam positivamente a sociedade, com ações como reciclagem, apoio a causas socioambientais e incentivo à diversidade, inclusive no que se refere a contratações.

Uso consciente da água

A água é um recurso natural esgotável. É importante repensar a maneira de evitar seu desperdício nos processos ao longo da cadeia de suprimentos. Sistemas de captação de chuva e reutilização de água — para a limpeza, por exemplo — são soluções simples, mas eficientes.

Produtos ecológicos

Os produtos ecológicos, feitos com materiais recicláveis ou biodegradáveis, se enquadram nas inovações sustentáveis que mencionamos. Essa é uma ótima maneira de atender a um mercado que valoriza o consumo consciente.

Tenha uma empresa sustentável com a Sol Agora

A Sol Agora é uma empresa comprometida com a sustentabilidade e estamos prontos para ajudar o seu negócio a se enquadrar em práticas de ESG. 

Simule o seu projeto de energia solar, adote práticas de empreendedorismo verde e destaque-se no mercado com soluções sustentáveis.

Ana Fonseca

Ana Rubino atua no departamento de marketing da Sol Agora, com foco em estratégias para o mercado de energia solar.

Possui conhecimento em financiamento solar, modelos de viabilidade econômica para projetos fotovoltaicos e regulamentação do setor.

Trabalha na comunicação de soluções de geração distribuída, sistemas on-grid e off-grid, além de apoiar iniciativas de democratização da energia renovável no Brasil.

Posts relacionados

Nenhum post encontrado.