Energia Solar 02/10/2025

Descarbonização: entenda o que, como é feita e qual a sua importância

Indústria poluidora emitindo fumaça de suas chaminés com a vista de um campo de grama na frente, simbolizando os impactos da poluição atmosférica na natureza.

A descarbonização é a redução e eliminação (net zero) das emissões de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases gerados pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural). 

O objetivo é substituir essas fontes por energias renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa, diminuindo os impactos do aquecimento global e criando uma economia de baixo carbono.

Neste texto, você confere as principais informações sobre descarbonização: como funciona na prática, quais os principais impactos e como a energia solar auxilia nesse processo. 

Como funciona o processo de descarbonização?

A descarbonização do setor elétrico funciona por meio de práticas integradas que buscam conter ou compensar a emissão de gases de efeito estufa

O processo é contínuo e envolve inovação governamental e empresarial, além de mudanças no comportamento da sociedade. 

A seguir, veja frentes de ação que tornam essa transição energética possível.

Substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis

Converter o uso de óleo, carvão e gás em energia limpa reduz as emissões desde a etapa de geração até o consumo final.

Melhoria da eficiência energética

Tornar casas, comércios e indústrias mais inteligentes no consumo energético contribui para uma menor produção e consequente emissão de CO₂ na atmosfera. 

Mudanças nos sistemas de transporte

Veículos elétricos, combustíveis limpos, transporte público e ativo (bicicletas) reduzem a dependência de fontes não renováveis e diminuem drasticamente as emissões.

No Brasil, a meta para o setor de combustíveis é reduzir 40,39 milhões de créditos de carbono, chamados de CBIOs (cada um equivale a 1 tonelada de CO₂), em 2025. 

Esses créditos fazem parte do programa RenovaBio, uma política pública criada para incentivar o uso de biocombustíveis, melhorar a eficiência energética e diminuir a poluição.

Como é feita a descarbonização na prática?

Novos caminhos têm se destacado para diminuir a poluição na atmosfera e garantir uma economia verde.

Uso inteligente de energia

Lâmpadas LED, eletrodomésticos e redes elétricas eficientes gastam menos energia, além de serem mais econômicos para o bolso do consumidor.

Veículos elétricos

Veículos 100% elétricos emitem cerca de 80% menos poluentes, segundo estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil). Enquanto os híbridos podem reduzir a emissão em até 55% (abastecidos com etanol). 

Mobilidade sustentável 

Uma célula de combustível a hidrogênio está sendo testada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). A tecnologia permite gerar eletricidade sem combustão nem emissão de poluentes.

Fontes renováveis

Até 2050, as emissões de CO₂ podem ser reduzidas em 6 bilhões de toneladas com o uso de energia solar, conforme relatório da IEA (Agência Internacional de Energia). 

Indústria limpa

Adotar tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CCUS), economia circular (reutilizar, reciclar e regenerar) e biorrefino (transformação de biomassa em produtos) também são práticas eficientes. 

Regulamentação ambiental

Mesmo que 90% da matriz energética brasileira seja composta por fontes renováveis, somos um dos maiores emissores de gases do efeito estufa do planeta. 

Empresas nacionais buscam mitigar seu impacto no ambiente: a Petrobras e a Vale têm como meta reduzir em torno de 30% as emissões operacionais até 2030 e alcançar a neutralidade (net zero) até 2050. 

Quais os impactos e benefícios da descarbonização?

A descarbonização contribui para minimizar o impacto ambiental das atividades humanas, restaurando o equilíbrio climático do planeta e garantindo um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações.

Confira benefícios importantes deste processo.

Mudanças climáticas

Com a diminuição da quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, controlamos o avanço do aquecimento global.

Saúde ambiental

Adotando fontes limpas, evitamos cenários extremos como secas, ondas de calor e colapso de ecossistemas pelo mundo. 

Saúde pública

A redução na emissão de poluentes melhora a qualidade do ar, diminuindo casos de doenças respiratórias, cardíacas e câncer, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde)

Qualidade de vida

Menos poluição significa mais bem-estar para a população e menos custos para os sistemas de saúde.

Crescimento econômico

Investir em tecnologias limpas e fontes renováveis, como a energia solar, estimula o surgimento de negócios sustentáveis e cria oportunidades de trabalho, os chamados “empregos verdes”.

Inovação sustentável

Apostar na economia de baixo carbono incentiva soluções ecológicas e, ao mesmo tempo, promove um desenvolvimento ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justo.

O que usar no lugar dos combustíveis fósseis?

A busca por alternativas limpas está acelerada. As que se destacam são: 

  • biocombustível;
  • biodiesel;
  • etanol;
  • hidrogênio verde;
  • fontes renováveis.

Biocombustível

Pode ser produzido a partir de microalgas, resíduos orgânicos ou até sintéticos (biomassa), além de apresentar boa produtividade. 

Biodiesel avançado

Produzido a partir de óleos vegetais diversos, é uma alternativa eficiente e sustentável.

Etanol

Derivado da cana-de-açúcar, reduz quase 90% da emissão de gases do efeito estufa, segundo a IEA. 

Hidrogênio verde

Sua queima libera apenas água e energia, sem emissão de poluentes, acelerando a descarbonização a longo prazo. 

Fontes renováveis

Energia eólica, hidrelétrica e geotérmica poluem pouco, assim como a energia solar, um pilar essencial na transição energética global.

Essa é uma das fontes mais promissoras graças à sua abundância, sustentabilidade e custos cada vez mais acessíveis. E o melhor: com a Sol Agora, você consegue financiar seu projeto de energia solar sem burocracia. Tire suas dúvidas agora mesmo!

Qual o papel da energia solar na descarbonização?

A energia solar traz diversos benefícios e já evitou mais de 50 milhões de toneladas de CO₂, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

É a fonte de energia mais sustentável, segundo DOE (Departamento de Energia dos Estados Unidos), e bastante eficiente em regiões com alta incidência de radiação solar, recomendada para eletrificação de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

Comparada a outras alternativas renováveis, a energia solar causa menor impacto ambiental em relação à hidrelétrica, não se limita geograficamente como a geotérmica e, diferentemente da eólica, sua instalação não interfere no bem-estar da população em áreas urbanas ou residenciais.

Financie sua energia solar com a Sol Agora e comece a economizar

A energia solar é uma solução sustentável e estratégica para construirmos um futuro de baixo carbono. Ela também contribui para a redução da conta de luz e diminuição de falhas de distribuição na rede elétrica, emitindo 98% menos CO₂ do que combustíveis fósseis.

Com a Sol Agora, investir em energia solar é mais simples e seguro! Nossa plataforma é ideal para pessoas físicas e jurídicas que desejam obter crédito com agilidade, pagamento sem complicações ou burocracia, além de condições especiais, como carência de até 150 dias para começar a pagar.

Oferecemos um caminho descomplicado para você adquirir sua fonte inesgotável de energia, garantindo eficiência e economia de longo prazo.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO!

Ana Fonseca

Posts relacionados