A energia solar, gerada por meio da luz e do calor do sol, é captada por meio de células fotossensíveis presentes nos painéis solares, podendo ser convertida em energia elétrica e utilizada para abastecer casas, empresas e indústrias.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a energia solar cresceu mais de 80% no Brasil em 2023, e essa tendência não é por acaso. Por ser limpa e renovável, ela é vista como uma opção sustentável para o futuro energético do planeta.
Como funciona a energia solar?
A produção de energia solar funciona da seguinte maneira:
- captação de energia solar: os painéis fotovoltaicos captam a luz solar e a transformam em energia;
- conversão pelo inversor solar: essa energia é enviada ao inversor, que a converte em uma forma capaz de ser utilizada por aparelhos elétricos;
- distribuição na residência: a energia elétrica gerada é distribuída mediante cabos para abastecer a residência.
Quais são os tipos de energia solar disponíveis?
Atualmente, existem 3 tipos de energia solar disponíveis que podem ser captadas por sistemas diferentes. Os tipos de energia são:
- energia solar fotovoltaica: a forma mais comum de energia solar, captada por placas solares. Nessas placas, a radiação solar é convertida em energia elétrica. Por meio de um inversor, essa energia passa de corrente contínua para corrente alternada, tornando-se adequada para o uso em eletrodomésticos e outros aparelhos elétricos.
- energia solar térmica: essa energia é captada via painéis solares térmicos, capazes de absorver o calor solar e utilizá-lo para aquecer a água de chuveiros ou piscinas;
- energia heliotérmica: energia captada por meio de um sistema de espelhos capazes de transformar o calor solar em energia elétrica. No entanto, a transformação do calor solar em energia elétrica não é direta. Ela ocorre por meio da movimentação de turbinas com o vapor da água.
Principais vantagens da energia solar
Existem vantagens e desvantagens na produção de energia solar. A seguir, vamos conferir os principais motivos pelos quais você deve investir nessa matriz energética para o seu futuro.
Redução de custos com energia
A energia solar pode ajudar a reduzir significativamente os custos com energia elétrica da sua residência. Com a instalação de um sistema fotovoltaico, o imóvel passa a gerar energia. Assim, a sua conta de luz pode ser reduzida em até 95%, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Sustentabilidade e impacto ambiental
A energia solar é limpa. Isso quer dizer que para a sua produção, não ocorre a liberação de nenhum tipo de gás poluente, como o CO₂. Sendo assim, ela contribui para a redução da pegada de carbono. As energias fósseis, pelo contrário, contribuem com 75% das emissões de gases do efeito estufa no planeta.
Além disso, é uma fonte de energia renovável, presente em abundância na natureza e sem risco de esgotamento.
Independência energética
A energia solar proporciona independência energética aos consumidores. Ao gerar sua própria eletricidade, você fica livre das oscilações das tarifas de energia.
Desvantagens da energia solar
Agora exploraremos os desafios que você deve considerar antes de investir nessa fonte de energia, como os custos iniciais e a influência das condições climáticas.
Custos iniciais de instalação
O investimento inicial necessário para adquirir e instalar um sistema solar residencial pode ser significativo.
Embora esse valor possa ser recuperado em média após 4 anos, muitas famílias não dispõem dessa quantia inicial. No entanto, para facilitar a vida do consumidor, existem diversas opções de financiamento com prazos flexíveis e taxas que cabem no bolso.
Assim, o consumidor desfruta da economia gerada por um sistema solar sem o ônus do custo inicial, pagando em parcelas mensais acessíveis.
Dependência das condições climáticas
A captação da energia solar depende diretamente da incidência dos raios solares. Portanto, as condições climáticas desempenham um papel crucial na geração dessa fonte de energia.
Fatores como neblina, chuva e nuvens podem reduzir a produção de energia solar. Além disso, a localização da residência e a estação do ano também influenciam na captação solar.
Para minimizar os impactos climáticos e geográficos, é fundamental investir em painéis solares eficientes, capazes de aproveitar ao máximo a radiação solar disponível. Além disso, a manutenção regular e a limpeza dos painéis são essenciais para garantir o melhor desempenho.
Agora que você já sabe como funciona a energia solar e suas vantagens e desvantagens, que tal simular as condições de financiamento de um sistema solar com a Sol Agora? Para isso, basta acessar a nossa calculadora solar!